Pesquisa aponta que beber café ajuda a viver mais

Pesquisas dizem que 1, 2 ou 3 xícaras por dia reduzem as chances de morrer
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Pesquisas dizem que 1, 2 ou 3 xícaras por dia reduzem as chances de morrer

Dois estudos publicados nesta segunda-feira, 10, em uma revista científica estão fazendo a alegria dos amantes de café. As pesquisa divulgadas na “Annals of Internal Medicine” afirmam que pessoas com o hábito diário de consumir a bebida vivem mais. As informações são do G1.

De autoria de pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer do Imperial College London, com informações do Grupo Europeu de Investigação para o Câncer e a Nutrição (EPIC), um dos estudos descobriu que os consumidores da bebida têm um menor risco de morte em comparação com os não-consumidores.

Os dados são de 10 países europeus e incluem 520 mil homens e mulheres, uma das maiores amostras para uma pesquisa já feita em relação ao café.

A outra pesquisa, de cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos, é mais específica e atribui um maior consumo de café a um menor risco de morte em diferentes etnias. De acordo com o levantamento, a análise por cor de pele é importante porque cada raça tem um estilo de vida diferente.

Mais de 185 mil pessoas foram acompanhadas durante 16 anos pelo estudo multiétnico, que avaliou os dados sobre o consumo da bebida de afro-americanos, nativos americanos e do Havaí, japoneses, latinos e brancos. Segundo os dados, pessoas que consomem uma xícara de café por dia são 12% menos propensas a morrer do que quem não bebe. Essa associação foi ainda mais forte para quem bebe de duas a três xícaras por dia: 18% reduziram a chance de morte.

Antes desses dois estudos, a bebida já era associada a um menor risco de morrer por doenças do coração, câncer, infarto, diabetes, doenças respiratórias e renais.

Leia matéria completa

  • Leia mais: