Por que a vacinação contra HPV é tão importante?

Vírus é responsável por mais de 99% dos casos de câncer de colo do útero

Você sabia que o HPV é responsável por mais de 99% dos casos de câncer de colo do útero? E que essa doença atinge aproximadamente 15 mil novas mulheres e causa 5 mil mortes no Brasil todos os anos?

Pois é. O HPV é um vírus altamente contagioso, que afeta oito em cada dez mulheres em algum momento da vida. É capaz de ficar incubado no organismo por anos, sem demonstrar sinais de sua presença, mas quando se torna ativo pode trazer diversos problemas. Entre eles o já citado câncer de colo do útero, as verrugas genitais e outros tipos de câncer.

A vacinação contra o HPV é indicada pela OMS e dificilmente causa efeitos colaterais
A vacinação contra o HPV é indicada pela OMS e dificilmente causa efeitos colaterais

A boa notícia é que já temos uma vacina segura e eficaz contra a doença. Indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ela dificilmente causa efeitos colaterais. Quando causa, geralmente são simples e passageiros — dor, vermelhidão, calor e inchaço no local da injeção. Nada diferente do que acontece após tantas outras injeções.

A vacina é oferecida gratuitamente para meninas e adolescentes entre nove e 13 anos e para mulheres de nove a 26 anos que convivem com o HIV. Para receber basta procurar algum posto de saúde ou verificar com a sua escola se a vacinação vai acontecer por lá.

Importante: quem já tomou a primeira dose tem direito à segunda, mesmo que tenha completado 14 anos ou 27 anos, no caso das mulheres que convivem com o HIV. Não se esqueça disso, pois é preciso tomar todas as doses para se prevenir.

Adolescentes e mulheres com mais de 15 anos e meninos e jovens entre nove e 26, procurem seus médicos e se informem sobre a vacina. Elas podem ser aplicadas nas clínicas privadas acreditadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Acesse o endereço http://www.ondacontracancer.com.br para saber mais.