Programa Recomeço ajuda na recuperação de dependentes químicos

Além da desintoxicação, os pacientes contam com uma frente diversa de amparo que inclui unidades de acolhimento, moradia assistida, assistência jurídica e retorno ao emprego.

Devido à necessidade de oferecer alternativas para os usuários de drogas, principalmente de crack, o Governo do Estado de São Paulo mantém por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, Saúde, Justiça e Defesa da Cidadania um programa de reabilitação que trabalha com o tratamento simultâneo das diferentes dimensões da dependência química,contando com importantes parceiros na articulação e atendimento, dentre eles a SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento Medicina) e a FEBRACT (Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas).

O Programa Recomeço promove ações integradas de prevenção, tratamento, reinserção social, acesso à justiça e cidadania, ações de promoção social e de saúde. “Não é um programa apenas de internação, mas sim de atendimento completo”, esclarece o psiquiatra e diretor da Unidade Recomeço Helvetia, Dr. Elson Asevedo. “Algumas pessoas necessitam da internação e essa necessidade precisa ser suprida, mas essa não é a única frente de atuação do programa”, completa.

A ideia é articular os diversos atendimentos para permitir que o dependente tenha uma oportunidade concreta de recomeçar e se reinserir na sociedade, em todos os âmbitos de sua vida. “Oferecemos estrutura de apoio e diversas linhas de cuidado como: motivação, desintoxicação, reinserção,acolhimento, moradia assistida e retorno ao emprego”, explica Asevedo.

Hoje já são 63 serviços habilitados nas 16 regiões administrativas do Estado prestando este atendimento. “A porta de entrada para quem busca o tratamento e/ou acolhimento em qualquer cidade são os serviços de saúde e de assistência social”, orienta o psiquiatra.

Para adquirir suas proporções atuais e ampliar o espectro de atendimento, o Recomeço trabalha com uma rede de instituições credenciadas. A seleção das entidades de acolhimento especializadas que atuam como parte do programa foi feita via edital. Para isso tiveram que demonstrar capacidade jurídica, técnica e de planejamento de atividades dentro das diretrizes do programa.
É possível encontrar a relação dos locais onde buscar ajuda no site do Programa Recomeço.