Indicado para homens que apresentam impotência sexual, e não respondem aos medicamentos orais, injetáveis, bombas de vácuo e terapia combinada, o implante peniano é indicado para casos extremos da doença. Ou seja, quando o quadro não responde a medidas simples de tratamento.

Em um artigo publicado no site Minha Vida, o médico especialista Valter Javaroni, discorre sobre a questão e propõe uma reflexão mais embasada sobre o assunto:

Como é feito o implante da prótese? 

Para realizar o implante é necessário substituir o interior dos corpos cavernosos (cilindros que esticam e encolhem e que são responsáveis pela rigidez do pênis) por duas hastes de silicone e um fio metálico (prótese maleável) ou por um complexo sistema hidráulico com cilindros e reservatório (prótese inflável). Portanto, após a colocação da prótese, não há como retornar aos métodos mais simples.

A cirurgia, portanto, deve ser considerada uma terapia definitiva. As expectativas do paciente e da parceira precisam ser corretamente compreendidas. E o procedimento realizado com o máximo de rigor técnico e nas melhores condições cirúrgicas.

Quando bem indicada, a colocação das próteses penianas apresenta taxas de satisfação superiores aos 90%. E servem como argumento de que é possível restabelecer a capacidade de penetração e atividade sexual em praticamente qualquer paciente.

O tamanho do pênis aumenta com a intervençaõ? 

Outro ponto importante quando o assunto é prótese tem a ver com o tamanho do pênis. Alguns homens e até algumas mulheres acreditam que com a cirurgia o pênis vai aumentar de tamanho. Não é verdade.

Créditos: Istock/Getty Images

Impotência atinge até 25 milhões de brasileiros acima dos 18 anos pelo menos uma vez na vida

O implante peniano pode simplesmente recuperar o tamanho que o pênis tinha antes de sofrer algum trauma, fibrose ou atrofia pelo desuso. Mas não acredite em promessas de ampliação para além do tamanho que o órgão sempre teve. Existe limite anatômico para isso. O comprimento dos nervos e vasos sanguíneos localizados na região dorsal do pênis e que não podem ser esticados.

Como evitar a impotência? 

Apesar de todos os avanços da medicina sexual, a forma mais eficaz de manter a satisfação com seu desempenho é adotar hábitos saudáveis. Faça exercícios regularmente, controle seu peso, verifique suas taxas de açúcar, colesterol e sua pressão arterial ao menos uma vez por ano. Não fume nem exagere no consumo de bebidas alcoólicas. Descanse. Tenha seus momentos de lazer. Cultive suas amizades e cuide do seu relacionamento.

Impotência sexual pode estar relacionada à ansiedade ou depressão?