Romã, açaí e cereja: conheça sucos de frutas que deixam o corpo mais saudável

A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C e acelera processos de recuperação muscular

Tradicionais no verão brasileiro, os sucos de frutas são também uma ótima opção para deixar o corpo mais saudável. Fonte de vitaminas e fibras, eles ajudam na prevenção, controle e diminuição de diversas doenças, incluindo resfriados, colesterol e infecções – além de oferecer hidratação a todo o corpo.

Para te ajudar na escolha da bebida certa para os dias de calor, o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, consultou a nutricionista Carla Fiorillo. Ela apresenta nove sucos diferentes e seus benefícios. E ressalta que, para obter todas as potencialidades das frutas, é necessário tomar o suco natural ou de polpa. Dispense a versão industrializada.

Conheça a seguir alguns sucos indicados pela nutricionista:

Suco de romã – A romã possui uma série de propriedades que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL, em nosso sangue. “Os antioxidantes presentes nessa fruta também dissolvem as placas de gordura que se formam nas paredes da artéria, diminuindo assim as chances de derrames e infartos”, diz a nutricionista Carla Fiorillo.

Suco de maçã – Por ser rico em acetilcolina, esse suco tão popular pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia. Essa substância é responsável para a manutenção da memória e de funções cognitivas. “Vários estudos recentes mostram que a maçã é uma fruta que previne o Mal de Alzheimer, já que os níveis baixos de acetilcolina estão ligados ao desenvolvimento dessa doença”, diz Carla Fiorillo.

Suco de açaí – Um estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que beber suco de açaí diariamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento e a disseminação de células cancerígenas, já que ele possui antioxidantes que impedem a ação de radicais livres em nosso organismo.

Suco de cerejaEstudos recentes da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, têm mostrado que os corredores que beberam suco das cerejas duas vezes por dia durante cinco dias antes de correr na Maratona de Londres, obtiveram uma recuperação muito mais rápida e não sofreram tanto com dores musculares. “A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular”, diz Carla Fiorillo.

A lista completa está no site Minha Vida.