Romário perde 10kg com cirurgia arriscada que reduz diabetes

A nova forma física do ex-jogador de futebol Romário não é consequência de uma dieta ou de exercícios físicos. Ter perdido 10 quilos em 45 dias é produto, na verdade, de uma cirurgia para diminuir diabetes.

Romário deveria pesar 100 quilos para realizar a cirurgia

Endocrinologistas acreditam que o procedimento, chamado de interposição ileal, seja arriscado. Isso porque é considerado experimental quando o paciente tem o IMC (Índice de Massa Corporal) menor que 35. O senador, por medir 1,69 metro de altura, deveria pesar 20 quilos a mais – 100 quilos, no caso – para realizá-lo. Além disso, esse tipo de cirurgia foi pouco estudado até agora.

O objetivo é reduzir o diabetes Tipo 2, que é mais frequente em adultos e quem possui algum grau de sobrepeso ou obesidade. A doença faz com que a insulina – hormônio produzido pelo corpo – não funcione bem e não regule direito a entrada de glicose nas células.

De acordo com informações do Extra, a interposição ileal pode causar efeitos colaterais como a diminuição na absorção de nutrientes. Por isso, o ex-jogador terá que tomar complexos vitamínicos pelo resto da vida e fazer exames com regularidade.