No Dia Mundial de Combate às Hepatites, que acontece sexta, 28, e no sábado, 29, a Secretaria de Estado da Saúde promove uma campanha de prevenção da doença em dois postos conhecidos na capital paulista.

Na sexta-feira, no Serviço de Assistência Especializada, região do Campos Elíseos, das 9h às 14h, serão ofertados 120 testes rápidos e gratuitos da doença.

Já no sábado, das 8h às 17h, o Instituto Emílio Ribas, Centro, realiza uma campanha de vacinação da Hepatite tipo B. Vale lembrar que este medicamento está disponível para a população o ano inteiro, via rede do SUS e com custo Catraca Livre.

A doença viral, que pode ser dividida em cinco categorias distintas - A, B, C, D e E - causa problemas maiores caso não seja detectada com antecedência. Cirrose, insuficiência hepática, câncer de fígado, além de complicações gerais são algumas das enfermidades decorrentes da hepatite não diagnosticada.

ondemand_video Vídeos do Catraca

Os alvos da iniciativa são os recém-nascidos logo nas primeiras 12 horas, que devem receber mais duas doses no segundo e no sexto mês de vida. A indicação da vacina também compreende doses para crianças (entre 1 e 12 anos), adolescentes (entre 13 e 19 anos) e adultos jovens com até 29 anos de idade. São necessárias três doses para ficar imune à doença.

A vacina também é indicada aos profissionais de saúde e trabalhadores que manuseiam objetos cortantes e perfurantes como manicures, tatuadores, podólogos, entre outros grupos com maior risco de contágio.

Mais informações, acesse aqui.

Endereços:

Serviço de Assistência Especializada - Alameda Cleveland, 374, Centro

Instituto Emílio Ribas - Avenida Dr. Arnaldo, 165, Cerqueira Cesar