No Dia Mundial de Combate às Hepatites, que acontece sexta, 28, e no sábado, 29, a Secretaria de Estado da Saúde promove uma campanha de prevenção da doença em dois postos conhecidos na capital paulista.

Na sexta-feira, no Serviço de Assistência Especializada, região do Campos Elíseos, das 9h às 14h, serão ofertados 120 testes rápidos e gratuitos da doença.

Já no sábado, das 8h às 17h, o Instituto Emílio Ribas, Centro, realiza uma campanha de vacinação da Hepatite tipo B. Vale lembrar que este medicamento está disponível para a população o ano inteiro, via rede do SUS e com custo Catraca Livre.

A doença viral, que pode ser dividida em cinco categorias distintas - A, B, C, D e E - causa problemas maiores caso não seja detectada com antecedência. Cirrose, insuficiência hepática, câncer de fígado, além de complicações gerais são algumas das enfermidades decorrentes da hepatite não diagnosticada.

Os alvos da iniciativa são os recém-nascidos logo nas primeiras 12 horas, que devem receber mais duas doses no segundo e no sexto mês de vida. A indicação da vacina também compreende doses para crianças (entre 1 e 12 anos), adolescentes (entre 13 e 19 anos) e adultos jovens com até 29 anos de idade. São necessárias três doses para ficar imune à doença.

A vacina também é indicada aos profissionais de saúde e trabalhadores que manuseiam objetos cortantes e perfurantes como manicures, tatuadores, podólogos, entre outros grupos com maior risco de contágio.

Mais informações, acesse aqui.

Endereços:

Serviço de Assistência Especializada - Alameda Cleveland, 374, Centro

Instituto Emílio Ribas - Avenida Dr. Arnaldo, 165, Cerqueira Cesar