SUS oferecerá remédio para pacientes com câncer de mama agressivo
O Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu em sua lista de medicamentos o trastuzumabe, usado para tratar um tipo de câncer de mama agressivo, do subtipo HER2+.
O remédio passará a ser fornecido a pacientes em 180 dias, conforme publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 3, como informa matéria do G1.
O trastuzumabe chega a dobrar a sobrevida de pessoas em metástase (quando o câncer se espalha para outros órgãos e áreas do corpo). Cada dose chega a custar R$ 10 mil no mercado. Leia matéria completa.
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Câncer de pâncreas: conheça sinal de alerta detectado em 75% dos casos
- Câncer colorretal: Conheça os sintomas mais comuns nos pacientes
- O que você precisa saber sobre o câncer metastático
Entender a doença é fundamental para o tratamento adequado
O HER-2 é um gene que pode ser encontrado em todas as células do corpo, sua função é ajudar a célula nos processos de divisão celular, como explica o ginecologista e mastologista Roberto Hegg, ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Aproximadamente uma em cada cinco pacientes com câncer de mama metastático é HER2-positiva. Por isso, determinar se a mulher tem essa condição o antes possível é importante para a decisão das melhores opções de tratamento, explica Hegg. Leia matéria completa.