Trabalhar pelo celular à noite pode prejudicar rendimento

Por: Keila Baraçal

Como os smartphones se tornaram a tecnologia indispensável para milhões de pessoas, a oportunidade de checar o email do trabalho no aparelho muitas vezes é apenas uma extensão do braço – dia ou noite. Mas uma nova pesquisa adverte que o uso de celulares com este fim durante a noite pode atrapalhar o sono e prejudicar a produtividade geral, deixando os trabalhadores cansados e sem foco durante o dia.

 
 

Para explorar como smartphones pode agravar este problema, os autores realizaram duas séries de inquéritos. A primeira analisou 82 gerentes de nível superior, que estavam tendo aulas de fim de semana para ganhar um mestrado em Administração de Empresas. Eles preencheram questionários em diferentes momentos do dia, ao longo de um período de duas semanas, registrando a frequência com que os smartphones foram utilizados para cuidar dos negócios após as 21 horas.

O resultado: o uso de smartphones para negócios foi associado a dormir menos. E dormir menos foi, por sua vez, associada a um esgotamento da energia de manhã e sentir-se menos engajados no trabalho. Os entrevistados que indicaram ter um maior grau de controle sobre o seu trabalho pareciam sofrer menos gasto de energia relacionado com smartphones, em comparação com aqueles que sentiram que seu controle de trabalho era geralmente baixo.

Leia a matéria completa no site do Minha Vida