Veja a melhor maneira de aplicar autobronzeadores no corpo

Com a chegada do verão, muitas pessoas utilizam autobronzeadores para modificarem a cor da pele sem precisar ficar em exposição ao sol por muitas horas. Esses produtos são encontrados em várias formulações, como spray, creme, gel, toalhas, associados a hidratantes e protetores solares. O Minha Vida publicou uma matéria sobre os autobronzeadores, explicando a forma correta de aplicá-los na pele.

Esfoliação ajuda a retirar o excesso do produto
Créditos: Photographer: Sergey Novikov
Esfoliação ajuda a retirar o excesso do produto

Os autobronzeadores têm dihidroxiacetona, substância que reage quimicamente com a queratina (pele externa) e promove a formação de pigmento escuro que provoca o escurecimento da pele. Esses produtos não precisam do sol, pois a alteração do pigmento é resultado de uma reação química com a queratina da pele.

Mesmo que não ofereçam riscos à saúde, é importante saber como aplicá-los corretamente.

Veja uma parte da matéria abaixo:

A maior dificuldade é a aplicação homogênea evitando manchas, que são muito comuns. Há necessidade, na grande maioria das vezes, uma ajuda para que alguém passe o produto na parte posterior do corpo de forma a não manchar. Áreas de pele espessa podem ficar mais escuras ou alaranjadas por absorverem mais o produto. E, como a pele se renova continuamente, é preciso reaplicar frequentemente o porque a cor desbota logo.

Embora o bronzeamento a jato seja prático, rápido e de maior possibilidade de aplicação homogênea, há relatos de inalação e ingestão do produto com essa técnica. Não se acredita que ele seja tóxico quando absorvido dessa forma, mas não há provas do contrário, então talvez seja interessante não utilizar essa forma de aplicação como rotina. Recomenda-se preferir os sprays e cremes.

Leia a matéria na íntegra.