2013 foi um dos anos mais quentes da história (e daqui para frente pode esquentar mais)

Relatórios climáticos confirmam 2013 como um dos mais quentes e alertam para a tendência de aquecimento em longo prazo do planeta

wp-image-565893
No Brasil, as temperaturas sobem e a sensação térmica também. No mundo, a tendência é que o aquecimento se mantenha acima da média.[/img]

Cientistas da NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, dos EUA) afirmam que a temperatura média global de 2013 (14,5 °C) foi a quarta mais alta desde que as medições começaram a ser registradas, em 1880 – os anos 2010, 2005 e 1998 lideram.

O relatório publicado pelo órgão traz dois dados curiosos: 2013 foi o 37º ano consecutivo com uma temperatura global acima da média do século 20, de 13,9 °C; e nenhuma região do mundo bateu o recorde de frio no ano passado.

Para a NASA (Agência Espacial Norte-Americana), 2013 empata com 2009 e 2006 como a sétima maior temperatura da história, 14,6 °C . De acordo com seus cientistas, isso mostra uma tendência em longo prazo de aumento das temperaturas globais. Essa teoria sustenta-se, segundo ambos os órgãos, no fato de que as décadas atuais têm, com mais frequência, anos com médias de temperatura maiores do que as décadas passadas. Isto é, nada garante que cada ano será mais quente do que o anterior, mas, em um conjunto deles, a temperatura tende a ser maior.

Apesar de toda a discussão sobre a existência ou não de um “Aquecimento Global” (e sua possível “criação” alarmista), o climatologista Gavin Schmidt, da NASA, alertou na coletiva de imprensa da agência que as tendências de que a mudança climática se mantenha “são robustas” – e diretamente ligadas com a concentração de CO2 na atmosfera.

Via Ciclovivo.