Acabar com as enchentes, com a poluição dos rios e reduzir significativamente o tempo de limpeza de um bueiro. Essas são as promessas da nova tecnologia de filtragem desenvolvida pela empresa Ecco Sustentável para melhorar a vida nas cidades.

O sistema é composto por dois produtos. O Ecco Filtro é confeccionado em material termoplastico com capacidade para 300 litros e tem a função de reter os residuos, impedindo que cheguem aos rios e evitando o entupimento de bueiros. Já o Ecco Gestor é um software interligado ao portal Ecco Sustentável, que identifica e gerencia, em tempo real, a situação dos bueiros e bocas de lobos.

A nova tecnologia já está sendo testada em algumas subprefeituras e por enquanto os resultados tem sido positivos. Atualmente, em São Paulo, cada uma delas tem em média 15 mil bueiros e bocas de lobos para administrar e um gasto médio mensal de R$ 150 mil. Dá para imaginar o impacto positivo que o sucesso desse novo mecanismo teria no meio ambiente e nas contas públicas.