A brasileira Letícia Rogatti e o americano Ryan Luckey estão há mais de um ano viajando pela América Latina. O objetivo da peregrinação é documentar e divulgar comunidades sustentáveis e projetos ecológicos que utilizam técnicas orgânicas e sustentáveis de agricultura. A ideia é permitir que, por meio do site Comuntierra.org, eles sejam replicados e aperfeiçoados. Até agora já foram produzidos 20 vídeos, todos em 3 idiomas (Inglês, Espanhol e Português) e mais de 50 iniciativas encontradas pelo caminho já foram documentadas.

A viagem foi totalmente realizada à bordo de um motorhome sustentável, adaptado com fonte de energia solar. Com o material reunido a dupla vem desenvolvendo workshops e apresentações nas comunidades visitadas, que incluem exibições de filmes, demonstrações de bici-máquinas e cursos de ecologia e sustentabilidade para crianças. Outra prática que integra a iniciativa é a troca de sementes nativas e orgânicas entre os projetos para promover a agricultura sustentável e a recuperação da biodiversidade local.

Cruzando o Canal do Panamá

divulgação

Créditos:

O objetivo da peregrinação é documentar e divulgar comunidades sustentáveis e projetos ecológicos que utilizam técnicas orgânicas e sustentáveis de agricultura

Agora a dupla chegou a um ponto decisivo de sua jornada. Para chegar à América do Sul e completar a viagem terão que atravessar o Canal do Panamá pelo estreito de Darién, um trecho entre o Panamá e a Colômbia.

Para completar a travessia terão que enviar seu veículo ecológico em um navio de carga para a Colômbia e terão que arcar com a maior despesa de toda a viagem. Por isso inscreveram seu projeto no site de crowdfounding Catarse. O casal tem até dia 26 de novembro para levantar os R$ 8.500,00 necessários para cobrir os custos de envio e taxas portuárias.