Devido ao grande número de poluentes lançados no ar diariamente, não é recomendável o uso da água pluvial para fins alimentícios ou higiene pessoal. O carbono emitido pela queima de combustível fóssil - ao se misturar com o hidrogênio contido na atmosfera - resulta em chuvas ácidas capazes de causar danos ao meio ambiente. Porém, com o intuito de reaproveitar "a água que cai do céu", dois designers da Copenhagen Institute of Interaction Design criaram uma capa de chuva diferenciada: a "Raincatch".

Hyeona Yang e Joshua Noble foram responsáveis pela vestimenta equipada com tubos que absorvem a água da chuva. Em seguida, a invenção direciona o volume absorvido para um sistema interno de purificação, localizado nas costas. O processo é realizado por meio de compostos químicos que removem os poluentes e deixam a água própria para o consumo.

A água, que fica acumulada na região dos quadris e nos bolsos da capa, pode ser bebida por "canudos" próximos à boca. Agora resta aguardar a chegada da Raincatch na "terra da garôa".

Saiba mais

Chuva ácida: poluição em gotas

[vimeo]http://vimeo.com/25973817[/vimeo]