Como fazer sua casa produzir menos impactos ao meio ambiente!

Utilize sua casa de forma consciente para o meio ambiente

A crise hídrica está provocando uma positiva mudança de comportamento das pessoas em relação ao desperdício, pois, sem água para consumo e muitas vezes sem energia elétrica, o povo se vê obrigado a adotar medidas para economizar.

Mas você sabia que as medidas emergenciais podem se tornar permanentes? Veja agora algumas dicas para fazer a sua casa produzir menos impactos.

Aproveite a água

Há várias formas de economizar água e ajudar a sua família a enfrentar a crise com a redução de impactos ambientais. Confira!

  • Recolha a água da chuva para lava a casa e a louça. A água do banho também pode ser reaproveitada. Leve baldes no momento do banho.
  • No banho, feche a água enquanto se ensaboa e lava o cabelo. Você economiza aproximadamente 90 litros se o banho for de ducha e 30 litros caso seja de chuveiro elétrico. Além disso, o chuveiro fechado ajuda a economizar energia.
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes. Você pode economizar até 11,5 litros! E na hora de fazer a barba, só abra a torneira no momento de limpar a lâmina.
  • Seja consciente no uso da descarga. Não jogue lixo no vaso, para não ter que acioná-la desnecessariamente. Veja se o seu equipamento está funcionando corretamente. Uma válvula defeituosa gasta até 30 litros a mais.
  • Não limpe calçadas, quintais e áreas externas com mangueira. Use a vassoura. O desperdício é enorme, mesmo que a água seja coletada da chuva
  • Não lave o carro nesta época de crise. Se precisar, use panos úmidos para eliminar pontos de sujeira
  • Só lave roupas na máquina quando ela estiver cheia. Da mesma forma que na louça, as máquinas gastam menos do que a lavagem no tanque (135 litros x 279 litros).

Tente seguir essas dicas mesmo com o fim da crise hídrica. Sua casa estará gerando menos impacto ambiental e você estará colaborando para reduzir os gastos com um recurso natural não renovável.

Energia Elétrica

Às vezes, não percebemos que estamos gastando energia de forma errada. Aparelhos que ficam ligados o tempo inteiro, luzes acesas, tudo isso colabora para aumentar a conta de luz. Veja o que você pode fazer para economizar energia:

  • Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
  • Tente aproveitar ao máximo a luz natural na sua casa.
  • Apague a luz do cômodo quando não houver ninguém nele.
  • Regule a temperatura da geladeira e deixe um espaço adequado entre o aparelho e parede para garantir o fluxo de ar apropriado. Além disso, só abra a porta quando souber o que vai pegar. Faça uma lista mental do que você precisa antes de abri-la
  • Espere acumular roupa para passá-las. Não ligue o ferro várias vezes na semana.
  • Evite usar a secadora de roupa.
  • Se um aparelho eletrônico não estiver sendo usado, tire-o da tomada. Em modo stand-by (com a luz vermelha acesa), ele continua gastando energia

Hoje, já existem casa construídas e planejadas para gerarem o mínimo possível de impacto ambiental. Elas têm madeira de plantio responsável, materiais reciclados e equipamentos que ajudam a gerar a própria energia.

É possível adotar algumas medidas que transformam sua casa em um ambiente mais eco-friendly. Por exemplo, instale painéis solares no telhado. Eles vão gerar energia para os banhos. Você também pode instalar um sistema de calhas para recolher água da chuva e levá-la para a área de serviço, onde poderá ficar armazenada para lavar roupa e a casa.

O lixo

Produzimos lixo o dia inteiro e muitas vezes nem nos damos conta disso. Mas é possível dar um destino correto ao descarte e reduzir o impacto ambiental.

Faça a separação correta do lixo. Metal, papel, vidro e plástico devem estar em recipientes diferentes. Se a sua cidade tiver coleta seletiva, deixe o lixo preparado no dia em que os caminhões passam na sua rua. Caso não tenha, veja onde há pontos de coletas. Muitos supermercados possuem áreas especiais para o descarte seletivo.

Parte do lixo orgânico também deve ser aproveitado. Cascas de alimentos podem ser utilizadas no preparo de farinhas e sucos, por exemplo. E também podem ser utilizados para produzir adubo, com a compostagem.

Consumo consciente

Compramos demais e também desnecessariamente. Só que algumas vezes compramos errado, de empresas que não respeitam o meio ambiente. Na hora de escolher um produto, prefira aquele de uma empresa que possui controle na sua produção, que respeita os recursos naturais.

Além disso, muitos não se adequam à realidade energética. Se precisar comprar um aparelho eletrônico novo, veja a etiqueta que classifica a sua eficiência energética. Equipamentos da classe A são os mais econômicos.

Conscientização

Se você estiver fazendo a sua parte, ajude os outros a também reduzirem seus impactos. Converse com vizinhos, amigos e parentes. Prepare um checklist do que você já faz e distribua entre eles.

Oriente a diarista ou a doméstica a não só a adotar as práticas na sua casa, mas também na residência dela. Converse também com seus filhos sobre a importância de economizar e adotar práticas que ajudem a preservar o planeta.

Então, está pronto para transformar sua casa num ambiente eco-friendly? Você estará ajudando você, sua família e o futuro do planeta. Se você tiver mais alguma dica, escreva para a gente nos comentários.