Dinamarca inaugura supermercado que só vende comida ‘vencida’ e pela metade do preço

Nos últimos cinco anos, o país conseguiu reduzir em 25% o desperdício de alimentos

De acordo com dados da ONU, pelo menos um terço dos alimentos produzidos no mundo a cada ano acaba na lata de lixo. Para combater o desperdício, uma ONG na Dinamarca (Folkekirkens Nødhjælp) inaugurou na semana passada o Wefood, o primeiro supermercado do país dedicado exclusivamente à venda de comidas perto da data de vencimento e pela metade do preço.

No local, são comercializados vegetais “feios” para serem colocados nas prateleiras, caixas de cereais rasgadas, produtos temáticos para um feriado que já passou, entre outros itens que já ultrapassaram a data de validade recomendada nas embalagens, mas que ainda estão adequados para o consumo. Os valores são de 30% a 50% mais baixos do que em outros supermercados.

O mercado oferece itens que já ultrapassaram a data de validade
O mercado oferece itens que já ultrapassaram a data de validade

A iniciativa não é inédita, mas a versão dinamarquesa é destinada intencionalmente ao público geral, por motivos políticos, e não apenas aos cidadãos de baixa renda. O estabelecimento, administrado por voluntários da organização, tem os lucros revertidos para projetos que lutam contra a pobreza em outras partes do mundo.

Para conseguir os alimentos, o Wefood tem uma rede de parcerias com supermercados, importadores e pequenos produtores, além do apoio do governo. Em funcionamento há poucos dias, a loja já é sucesso no país, com filas do lado de fora para aguardar a abertura das portas.

O supermercado foi inaugurado na última semana
O supermercado foi inaugurado na última semana

A inauguração foi resultado de um projeto viabilizado por meio de financiamento coletivo. As doações somaram um milhão de coroas dinamarquesas (cerca de US$ 145 mil). O Wefood é mais uma iniciativa da Dinamarca que, nos últimos cinco anos, conseguiu reduzir em 25% o desperdício de alimento.