Escultura gigante na Itália conscientiza sobre mudança climática

O projeto foi criado para a Bienal de Arte de Veneza 2017

O aquecimento global tem se intensificado nos últimos anos, mas ainda hoje é difícil promover a conscientização sobre seus reais impactos para a população.

O artista italiano Lorenzo Quinn encontrou uma forma criativa de chamar a atenção a respeito desse problema ambiental. Ele instalou em Veneza, na Itália, uma escultura gigante no formato de duas mãos que surgem de um canal para apoiar um hotel, como se o prédio estivesse prestes a cair.

A escultura de “mãos gigantes” foi colocada em um canal de Veneza

O projeto, intitulado “Titled Support”, foi desenvolvido para a Bienal de Arte de Veneza deste ano. De acordo com o artista, o objetivo da obra é mostrar que a sociedade precisa responder às mudanças climáticas adequadamente, antes que seja tarde demais.

A escultura quer mostrar tanto a esperança na tentativa de manter a construção acima da água, como também o medo em destacar a fragilidade da situação.

“Eu queria esculpir o que é considerado a parte mais difícil e mais tecnicamente desafiadora do corpo humano. A mão tem tanto poder – o poder de amar, odiar, criar, destruir”, disse o artista à Halcyon Gallery.

“Veneza é uma cidade de arte flutuante que inspirou culturas durante séculos. Mas, para continuar assim, precisa do apoio da nossa geração e dos futuros, porque está ameaçada pelas mudanças climáticas e pela decadência do tempo”, completou Quinn.

Assista ao vídeo da instalação:

  • Leia mais: