Famosos vão às redes sociais criticar fim de área de preservação

Victor Fasano e Fafá de Belém publicaram vídeos contra a decisão de extinguir a extinguir Renca
Victor Fasano e Fafá de Belém publicaram vídeos contra a decisão de extinguir a extinguir Renca

A modelo Gisele Bündchen não foi a única a usar as redes sociais para se manifestar contra a decisão do presidente Michel Temer em extinguir a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca).

Diversos famosos demonstraram seu descontentamento com o decreto do presidente Temer liberando a mineração próxima a tribos e áreas ecológicas.

Juntando-se ao coro de Bündchen, atores como Victor Fasano, Thiago Lacerda, Cauã Reymond, Giovana Ewbank, Marina Ruy Barbosa, as cantoras Fafá de Belém e Ivete Sangalo e o apresentador Luciano Huck usaram as redes sociais para lamentar o decreto.

O ator Victor Fasano, por exemplo, publicou um vídeo indignado durante o Projeto Mutum, que faz a reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção ao seu habitat natural. “Presidente Temer, você tem noção do que está fazendo autorizando, disponibilizando uma área maior do que a Noruega para ser utilizada para a mineração em plena Serra do Tumucumaque?”, pergunta o ator.

“Uma das serras mais lindas desse país, cheia de florestas, duas áreas indígenas, além de sete áreas de conservação. O senhor tem noção do que o senhor está fazendo?”, questiona Fasano mais uma vez.

“Eu estou aqui, por exemplo, em Alagoas, fazendo a reintrodução do Mutum, que há 40 anos está extinto da natureza. Como eu consigo fazer um trabalho desses, se aí em cima vocês autorizam mais desmatamento, autorizam a destruição do meio ambiente e dessas espécies todas””, criticou de forma dura o ator e ativista.

Confira o vídeo do ator na íntegra:

Fafá de Belém também fez um vídeo criticando o decreto e perguntando ao presidente Temer: “Qual é a sua?”.

“Não podemos cruzar os braços diante de um decreto que é uma catástrofe anunciada. 4 milhões de hectares de reservas naturais e tribos indígenas da divisa entre o Amapá e o Pará abertos à exploração, sem NENHUMA consulta ao povo da região”, escreveu ela no Instagram. “Extinguiu-se a Reserva Nacional do Cobre em uma canetada. Isso é um atentado à Floresta Amazônica. Presidente Michel Temer: QUAL É A SUA???”, pergunta a cantora.

Mais um passo pra trás! O presidente Temer liberou a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados na Amazônia….

Posted by Cauã Reymond on Friday, August 25, 2017

Nossas florestas e seus povos são uma das nossas maiores riquezas. Me assustaria a falta de bom senso em querer,…

Posted by Luciano Huck on Friday, August 25, 2017

View this post on Instagram

Meus amores! Vamos nos unir pela nossa #AMAZÔNIA ?? Não consigo acreditar em tamanha regressão e falta de respeito com a nossa natureza! Se há alguns anos, celebrávamos a diminuição do desmatamento na Amazônia, hoje estamos preocupados com o futuro da floresta. Ontem foi aprovado um decreto que extingue uma reserva ambiental na Amazônia. Especialistas em meio ambiente são unânimes em afirmar que a medida causará um impacto negativo na região. Segundo eles, o desmatamento vai ser mais intenso, haverá mais queimadas e mais poluição nos rios, tribos indígenas podem ter suas integridades ameaçadas, além de ter conflitos por terras. Precisamos defender a nossa Amazônia! ISSO NÃO PODE ACONTECER!!! Não podemos deixar que a Amazônia fique desprotegida para satisfazer a interesses políticos ou econômicos. Não posso acreditar que regredir seja uma opção! Vamos lutar pela nossa AMAZÔNIA! #todospelaamazonia #AAmazôniaÉDoBrasil #todospelaamazônia #foratemer #desrespeito #regressao #ondevamosparar . . My loves! Let's unite for our #AMAZON ?? I can not believe in such regression and lack of respect for our nature! If a few years ago, we celebrated the reduction of deforestation in the Amazon, today we are worried about the future of the forest. Yesterday a decree was approved that extinguishes an environmental reserve in the Amazon. Environment experts are unanimous in saying that the measure will have a negative impact on the region. According to them, deforestation will be more intense, there will be more burnings and more pollution in the rivers, indigenous tribes may have their integrity threatened, as well as have conflicts over land. We need to defend our Amazon! THIS CAN NOT HAPPEN!!! We can not let the Amazon be left unprotected to satisfy political or economic interests. I can not believe that regress is an option! Let's fight for our AMAZON! #todospelaamazonia #AmazôniaÉDoBrasil # todospelaamazônia #foratemer #disrespect #regressao #ondevamosparar

A post shared by Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) on

View this post on Instagram

Não Destruirão! #foratemer

A post shared by Thiago Lacerda (@trlacerda) on

View this post on Instagram

Não temos muito o que comemorar. O Brasil anda em crise, vivemos tempos instáveis e agora nem o meio ambiente está seguro. Se há alguns anos, celebrávamos a diminuição do desmatamento na Amazônia, hoje estamos preocupados com o futuro da floresta. Ontem foi aprovado um decreto que extingue uma reserva ambiental na Amazônia. Especialistas em meio ambiente são unânimes em afirmar que a medida causará um impacto negativo na região. Segundo eles, o desmatamento vai ser mais intenso, haverá mais queimadas e mais poluição nos rios, tribos indígenas podem ter suas integridades ameaçadas, além de ter conflitos por terras. Precisamos defender a Amazônia! #todospelaamazonia ????

A post shared by Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) on

  • Leia mais: