Com estantes feitas de vasos reciclados e mais de 15 mil livros no acervo, o Library Quarter é um bairro cujo centro é uma biblioteca, em Spijkenisse, na Holanda. O complexo bibliotecário segue políticas sustentáveis de gerenciamento, promovendo eventos de conscientização ambiental e utilizando sistemas de reaproveitamento de água e de eficiência energética.

Os títulos ficam aglomerados na Book Mountain uma “montanha de livros” fincada no meio das 40 residências de Library Quarter. Além da biblioteca, o local também abriga um centro de educação ambiental, áreas de convivência, auditórios, escritórios comerciais e um mercado.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Estantes são feitas de vasos reciclados

A Book Mountain é contornada por uma estante de 480 metros de comprimento. As placas de vidro transparente da estrutura expõem totalmente as prateleiras da biblioteca, e foram desenvolvidas justamente para convidar as pessoas a apreciarem os livros, já que Spijkenisse registra uma taxa de analfabetismo em torno de 10%. Para atrair a atenção dos moradores da cidade, todo o projeto de Library Quarter faz referências às tradicionais fazendas da Holanda.

Para reduzir a emissão de carbono, a biblioteca não possui ar condicionado, mas conta com um sistema de ventilação natural que mantém a temperatura agradável. Nos dias frios, o aquecimento da pirâmide fica por conta de um sistema que armazena o calor, instalado no subsolo da Book Mountain.

Mais informações no Ciclovivo.