‘Hollywood foi vergonhosamente racista com a população indígena dos EUA’, afirma DiCaprio

O ator é conhecido mundialmente pelo engajamento em causas socioambientais

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o ator Leonardo DiCaprio criticou o tratamento racista dado por Hollywood à população indígena dos Estados Unidos nos filmes realizados no país.

“Hollywood foi vergonhosamente racista com a população indígena dos Estados Unidos. Tratou-a como uma caricatura formada por entes etéreos e espirituais. Aqui estão pessoas reais que tentam sobreviver como podem. São personagens de carne e osso, honoráveis em muitos sentidos, mas que também têm seus defeitos”, disse DiCaprio.

DiCaprio atua em projetos relacionados ao meio ambiente
DiCaprio atua em projetos relacionados ao meio ambiente

Na entrevista, o ator também contou ter interesse em fazer um grande filme sobre o meio ambiente, mas que “é muito complicado encontrar algo que não pareça forçado ou afetado”. Ele está entre os indicados para o Oscar de melhor ator por “O Regresso”, de Alejandro González Iñárritu, que trata sobre a questão ambiental.

Confira a entrevista na íntegra.

Causas ambientais

Além de atuar em grandes sucessos do cinema, o ator é conhecido mundialmente pelo engajamento em causas ambientais. Em 1998, ele criou a Fundação Leonardo DiCaprio para ajudar a proteger o meio ambiente e também foi produtor-executivo do documentário “Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade”.

Leonardo DiCaprio foi eleito melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro no dia 10 de janeiro por sua atuação em “O Regresso”. Visivelmente feliz, ele fez um discurso inspirador ao receber o prêmio, dedicando a conquista aos indígenas e também ao diretor do longa, Alejandro González Iñarritu.

“Por último, quero compartilhar este prêmio com todos os povos das Primeiras Nações representados neste filme e todas as comunidades indígenas ao redor do mundo. É o tempo que reconhecermos a sua história e que precisamos proteger suas terras de interesses corporativos e das pessoas que estão lá fora para explorá-los. É o momento de ouvirmos suas vozes e proteger este planeta para as gerações futuras”, declarou DiCaprio.