Créditos: arquivo pessoal

Todas as peças são produzidas com material reaproveitado ou reciclado

Durante muitos séculos o homem viveu no planeta achando que tudo o que tinha a seu dispor era infinito: água, minerais, plantas, animais… Mas agora já sabemos que o modelo econômico baseado no extrair, transformar e descartar está levando a Terra ao colapso. Ele é insustentável e inviável!

Ao longo das últimas décadas, entretanto, um novo conceito tem se mostrado cada vez mais coerente: o da economia circular. Segundo ele, nossa produção de bens deve estar baseada na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Nos remete, sem dúvida nenhuma, à famosa frase do químico francês Antoine Laurent Lavoisier: "Nada se cria, tudo se transforma".

São estes conceitos que fazem parte do trabalho diário da artesã paulista Ivone Rigobello. Arquiteta, urbanista e designer, há mais de 20 anos se inspira no grafismo indígena brasileiro para criar suas peças. "Os indígenas possuem um olhar sobre a natureza com o qual me identifico", explica.

Veja as peças lindas que Ivone produz aqui, na reportagem completa.

  • Leia mais:

Indígenas montam site e contam sua versão da história em materiais didáticos

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.