Jeans reciclados e reutilizados podem ser solução para diminuir consumo e gastos com roupas

Empresa criada na Holanda desenvolveu um sistema de reaproveitamento das peças, que são feitas com algodão orgânico

Como eliminar gastos desnecessários com roupas? Segundo um empreendimento que surgiu na Holanda, ninguém precisa  passar a vida inteira usando a mesma calça jeans para economizar, basta ficar um tempo com ela e devolvê-la para que seja reciclada e transformada em uma roupa nova.

A Mud Jeans usa algodão orgânico para fabricar suas peças, que podem ser devolvidas, recicladas e originar novas roupas
A Mud Jeans usa algodão orgânico para fabricar suas peças, que podem ser devolvidas, recicladas e originar novas roupas

Tudo parte do princípio desenvolvido pelo empreendedor Bert Van Son, em que vale mais usar um jeans por um tempo do que ter ele para sempre. Pelo menos é assim que funciona a Mud Jeans, empresa do holandês.

Aluga-se

Parece complicado, mas o processo é simples. A pessoa paga uma taxa de envio (20 euros) pela peça de roupa e mais um pequeno valor mensal (5 euros) por um ano. Depois desse tempo, ela tem três opções: ou devolve o  jeans;  ou pegar um novo par e paga apenas o valor de reenvio; ou ainda fica com a peça, pagando o equivalente a uma nova compra. O dinheiro desta última escolha fica acumulado para a aquisição de uma nova peça, quando eventualmente o dono precisar de uma.

A intenção da empresa é contribuir para a diminuição do consumo e dos gastos de produção das roupas
A intenção da empresa é contribuir para a diminuição do consumo e dos gastos de produção das roupas

O certo é que, em algum momento, todas as peças são devolvidas.  Ao voltarem, elas são “recicladas”, isto é, são lavadas, desfiadas e mandadas de volta para a fábrica, onde darão origem a novos jeans. Isso é possível graças ao material do qual são feitas as roupas: uma espécie de algodão orgânico resistente plantado na Turquia.

Mais limpo

O algodão comum é caro e um grande poluidor do meio ambiente, principalmente pelo fato de precisar ser lavado com muita água e gerar uma boa quantidade de resíduos. O algodão orgânico também é caro e também precisa de bastante água, mas a produção têxtil feita com ele é menos prejudicial ao planeta. Diante deste panorama, a intenção de Van Son não é lucrar com vendas imediatas, mas contribuir para que a médio e longo prazo tanto indústrias quanto consumidores passem a gastar menos com suas roupas.

Por Redação