Metrô do DF terá a primeira estação com energia solar da América Latina

Um oferecimento BASF

Brasília salta na frente e terá a primeira estação de Metrô da América Latina a ter sua energia totalmente sustentável. O projeto piloto da Companhia do Metropolitano, em parceria com uma empresa chinesa, será implantado na Estação Guariroba, em Ceilândia, com inauguração prevista para o mês de setembro deste ano.

O projeto pretende minimizar os impactos ambientais causados pelo serviço, por meio da instalação de placas fotovoltaicas, que serão as responsáveis por converter a luz solar em energia elétrica.

 

Segundo o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, a energia captada servirá para abastecer a plataforma e bilheteria, mas não os trens. O que sobrar será vendido à Companhia Energética de Brasília (CEB). A Estação Guariroba será a quarta do mundo totalmente autossuficiente em termos de energia elétrica, ao lado das estações de Milão, Nova Iorque e Nova Deli.

Se interessa por matérias sobre consumo consciente de energia e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse assunto no Creator Space™. O espaço colaborativo é uma plataforma mundial para debater e inovar na busca por soluções para desafios no campo de energia, urbanidade e alimentação.