Mudanças Climáticas será tema de ‘reality’ entre a Amazônia e os Andes

Por: Redação

Entre os dias 12 e 30 de outubro, Diego Gazola, autor de guias de viagens, irá embarcar em uma experiência inédita pela Amazônia e Cordilheira dos Andes. Ele irá compartilhar e interagir ao vivo, por meio das mídias sociais, sobre suas vivências em uma expedição entre Rio Branco, capital do Acre, e Cusco, no Peru. O “Reality Nascentes da Crise” será veiculado na página do Facebook “Muda de Ideia“.

“O projeto, sem caráter científico, tem como foco vivenciar in loco a localização onde a umidade vinda da floresta amazônica muda de direção. Assim, ali, buscar elementos que permitam, eventualmente, narrar histórias que associem as experiências com o desmatamento da Amazônia, as mudanças climáticas, e, consequentemente, à crise da água no centro-oeste e sudeste do Brasil”, revela Gazola em comunicado à imprensa.

A experiência será compartilhada por meio das mídias sociais

Segundo o viajante, o trajeto percorrido é o único que permite experienciar a transição entre a Amazônia e a Cordilheira dos Andes através de estradas asfaltadas, a partir do Brasil. É nessa região que, segundo o relatório “O Futuro Climático da Amazônia“, de Antonio Nobre, os rios aéreos de vapor vindos da grande Floresta fazem uma curva, e seguem no sentido sudeste do Brasil, principalmente no verão.

Gazola aborda que o tema da água demanda um pensamento sistêmico: “No início de 2014 houve a maior cheia do rio Madeira no Acre, enquanto isto, no mesmo período, vivenciávamos a grave crise de acesso à água no Sudeste do Brasil”, pontua.

O reality “Nascentes da Crise” é uma realização da Muda de Ideia e conta com o apoio de divulgação e conteúdo da Envolverde, Página 22, Plurale, Engajamundo, AcreaoVivo.com, Conexão Planeta e coletivo Permacultores Urbanos.

Assista ao vídeo de divulgação: