Papa Francisco: pop e sustentável

Todo franciscano tem um quê de sustentável – desapegados, vivem com o básico. Não consomem, não ostentam, usam sandálias e dormem no chão.

Papa Francisco se mostrou preocupado com o rumo ambiental do planeta

Mas, além de tudo isso, o argentino Jorge Mario Bergoglio, que preza os estudos e a inteligência como bom jesuíta, dedicou sua primeira Encíclica ao meio ambiente. Esta é a 298º Encíclica  da Igreja Católica, mas a primeira que traz a sustentabilidade como tema central.

As Encíclicas são espécies de manual de conduta, uma orientação a bispos e fiéis. Em rascunhos divulgados pela mídia, leem-se trechos em que o Papa escreve: “Numerosos estudos científicos indicam que a maior parte do aquecimento global nas últimas décadas é devido à grande concentração de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido de nitrogênio, entre outros) emitidos sobretudo devido à atividade humana”, e, ainda, que há uma necessidade “urgente e convincente” para políticas que reduzam as emissões de carbono, entre outras formas, pela “substituição de combustíveis fósseis para desenvolver fontes de energia renovável”.

Há um tempo o Papa luta pelo fim do desperdício de alimentos e da volatilidade dos preços. Continue lendo aqui.