São Paulo já tem dez táxis elétricos circulando

Economia na recarga, silêncio e emissão zero são as principais vantagens do modelo

Pouca gente sabe, mas São Paulo já tem dez táxis elétricos rodando desde dezembro de 2012. Os veículos chamam atenção pela economia. Em seis meses, trabalhando seis horas por dia, os motoristas gastaram R$ 537 para recarregar o carro. O consumo médio em gasolina precisaria de um investimento de R$ 2.300.

Táxi elétrico de São Paulo
Créditos: Fabio_Arantes
Táxi elétrico de São Paulo

Hoje, o preço dos táxis é uma das principais reclamações dos paulistanos e a economia na recarga pode ser uma solução para baixar o custo do serviço.

Além da economia, o período de testes constatou que caso os 32 mil táxis que circulam na cidade fossem elétricos, 640 mil litros de combustível deixariam de poluir a atmosfera.

Considerando que a a cada 100 litros de gasolina, 216,14 kg de CO2 são emitidos na atmosfera, caso todos os táxis da cidade fossem elétricos 1,3 toneladas de dioxido de carbono deixariam de ser emitidos.

O cálculo desconsidera a emissão durante o carregamento de energia elétrica dos carros. Pois, caso a energia venha de indústrias de carvão, a poluição seria apenas deslocada. Como o Brasil possui uma matriz majoritariamente elétrica, os carros elétricos podem ser uma solução para o país.

Os veículos elétricos também diminuem a poluição sonora da cidade.

Além dos dez carros 100% elétricos, São Paulo também tem uma frota de 20 veículos híbridos, com motor a combustão e elétrico.

O maior desafio dos fabricantes é conseguir mais autonomia para os carros, que atualmente podem rodar 160 km por recarga e também conseguir mais incentivo do governo para fabricação dos carros elétricos no país.

Com informações da IstoÉ.

Por Redação