Senado ignora desastre em Mariana (MG) e vota projeto que enfraquece licenciamento ambiental

Greenpeace faz apelo para que sociedade pressione senadores; entenda o que é o PL 654

Quase um mês após o crime ambiental ocorrido em Mariana (MG), responsável pelos incontáveis danos ao meio ambiente que chegaram ao litoral do Espírito Santo, o Senado votará nesta quarta-feira, 25 de novembro, um Projeto de Lei que visa o enfraquecimento do licenciamento ambiental de grandes obras no país.

Com autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional avaliará o texto que, sob a justificativa de combate à crise econômica, não leva em conta a preservação do meio ambiente, nem o princípio da precaução, ao tirar a obrigatoriedade de audiências públicas e processos de consulta de eventuais projetos.

Lama tóxica chegou ao litoral do Espírito Santo no início desta semana e pode atingir sul da Bahia

O que acontece se for o PL 654 for aprovado?

Sem um plano de contingência, o crime ambiental protagonizado pela mineradora Samarco prova a importância de maior rigor com a legislação e processos de licenciamento, contribuindo para que novos crimes como o ocorrido em Mariana (MG) sejam evitados.

Como pressionar a votação?

Uma campanha divulgada pelo Greenpeace nas redes sociais faz um alerta sobre a importância da votação desta quarta-feira. Convoca a sociedade a pressionar os senadores via email ou até mesmo ligando nos gabinetes de cada parlamentar, para reforçar a importância do tema.