Toronto cria nove passos efetivos para diminuir a emissão de CO2

As medidas da cidade canadense pretendem reduzir em 30% sua emissão de gases do efeito estufa e servir de exemplo para o mundo

A adaptação da sociedade  a um modo de vida mais sustentável não depende só de atitudes individuais, mas também de política públicas. A cidade canadense de Toronto, que já é conhecida por ser um pólo cultural e exemplo de segurança, planeja a implantação de uma série de iniciativas que podem torná-la mais verde.

Tetos verdes, ciclovias, eficiência energética e carros elétricos são algumas das medidas que devem ser tomadas para reduzir a emissão de poluentes.

O objetivo das medidas – que vão da ampliação da rede de ciclovias até a proibição de lâmpadas incandescentes – é que, nos próximos 20 anos, a cidade reduza em 30% sua emissão per capita de gases do efeito estufa.

Os pesquisadores canadenses concluíram que, para meta ser atingida até 2033, deverão ser tomadas todas as ações da lista abaixo.

1.Substituição de todas as lâmpadas incandescentes por LEDS, e todos os eletrodomésticos por aparelhos de eficiência energética.

2.Recondicionamento de todos os edifícios construídos antes de 2012 para uma economia energética média de 30%.

3.Construção de todos os edifícios futuros com maiores padrões de eficiência energética.

4.Implantação de energia solar para aquecer água e fonte de bombas de calor geotérmica em todas as habitações de baixa altura construída antes de 2012.

5.Implantação de um sistema de armazenamento de energia, em metade dos edifícios de apartamentos.

6.Equipar 25% dos edifícios comerciais com uma cobertura jardim.

7.Expandir a infraestrutura para bicicletas.

8.Realizar uma mudança total para veículos elétricos.

9.Implantação de tarifas e impostos em algumas ruas e rodovias, para desestimular o uso do automóvel.

A expectativa de ambientalistas e pesquisadores é que, se obtiver sucesso, a cidade pode ser objeto de estudo e modelo para medidas de amplitude global.

Dica do Arch Daily.

Por Redação