Um rio no Canadá desapareceu em 4 dias; entenda por quê

O fenômeno é um exemplo de como o aquecimento global está modificando drasticamente a geografia do planeta

Em maio de 2016, o rio Slims desapareceu em apenas quatro dias em decorrência do derretimento acelerado de uma das maiores geleiras do rio Yukon, localizado no noroeste do Canadá. As informações foram divulgadas em um artigo publicado nesta segunda-feira, dia 17, pela revista “Nature Goeoscience.

Os especialistas consideram o fenômeno, ocorrido em 2016, um exemplo de como o aquecimento global está modificando drasticamente a geografia do planeta. De acordo com a pesquisa, a água se desviou totalmente para outro leito, sendo o primeiro caso observado de “pirataria fluvial” repentina.

A mudança ocorrida no rio é decorrente das mudanças climáticas
A mudança ocorrida no rio é decorrente das mudanças climáticas

O derretimento da geleira Kaskawulsh durante a primavera do ano passado, entre os dias 26 e 29 de maio, fez com que a água, que costumava correr na direção norte pelo rio Slims, se desviasse para o sul, aumentando o leito do rio Alsek, que desemboca no oceano Pacífico.

Agora, o rio Slims está quase seco e os cientistas acreditam que a transformação será permanente. Para investigar o que estava ocorrendo, a equipe sobrevoou a geleira em um helicóptero e utilizou aviões não tripulados.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Veja também: