Parar de fumar é uma busca incessante para muitas pessoas que desejam uma vida mais saudável e longe do vício. No entanto, mudar o hábito não é tarefa fácil pra ninguém, mas com a ajuda do SmokeBeat, um aplicativo que funciona com a tecnologia wearables, a atitude pode ser tomada de maneira mais prática.

Créditos: Play Store/ SmokeBeat

A nota de avaliação feita pelos usuários na Play Store é de 4,1

O app tem como objetivo mudar de forma mais eficaz o comportamento do fumante, reduzir o hábito e finalmente fazer com que ele pare de fumar.

Esta é uma aplicação em primeiro lugar do mundo usando wearables (“tecnologias vestíveis”, que consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário) para a prestação de detecção de fumo em tempo real usando dados de sensores que existem em smartwatches e pulseiras.

O usuário recebe notificações e alertas imediatos relacionados ao vício servindo como um catalisador para um processo comportamental mudança de saúde.

ondemand_video Vídeos do Catraca

  SmokeBeat: captura de tela

Créditos: SmokeBeat: captura de tela

A aplicação é gratuita

O programa de "cessação" do tabagismo consiste em incentivos financeiros, emocionais, racionais e sociais para a redução do volume de fumar. Quem tem acesso a ferramenta pode ver, por exemplo, o número de cigarros fumados, onde eles fumam mais, quando e porquê.

Segundo a pesquisa da revista científica The Lancet, no período entre 1990 e 2015, a porcentagem de fumantes diários no Brasil caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres.

O estudo também constatou que, em 2015, aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo inteiro fumavam diariamente: um em quatro homens e uma em 20 mulheres. A proporção é levemente diferente da registrada 25 anos antes: em 1990, era um em cada três homens e uma em cada 12 mulheres, de acordo com o Portal Brasil.

Em 2016, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens), mas a redução nos coloca entre os campeões de quedas do volume de pessoas que consomem tabaco.

O SmokeBeat é gratuito e está disponível para Android e iOS.