As 100 piores senhas de 2017 que você nunca deve usar

A senha “123456” está no topo da lista da senha mais vulnerável usada no mundo inteiro
Créditos: Getty Images/iStockphoto
A senha “123456” está no topo da lista da senha mais vulnerável usada no mundo inteiro

As senhas fazem parte do nosso dia a dia: senha do banco, do e-mail, da rede social… qualquer site que você vá fazer um compra on-line pede uma senha com o intuito de preservar seus dados e manter sua segurança. Justamente pelo fato de pedirem senha pra tudo, muitas pessoas colocam qualquer uma. Criando senhas extremamente fáceis.

A SplashData, empresa que desenvolve programas de gerenciamento de senhas, publicou em seu site um PDF com as 100 piores senhas de 2017, ou seja, as mais comuns que são menos seguras e consequentemente as que acabaram sendo mais vulneráveis, passíveis de serem hackeadas.

A senha “123456” lidera o ranking como a mais usada em todo o mundo, seguida de “password”. Muitos sites têm pedido senhas com 8 dígitos para obrigar os usuários a pensarem numa senha mais complexa, porém o que ocorreu foi a criação de uma senha apenas um pouco mais extensa. Não é à toa que “12345678” ocupa o terceiro lugar do ranking.

Confira quais foram as 25 piores senhas de 2017 e se você tem alguma delas mude agora mesmo! A lista completa com as 100 senhas pode ser vista aqui.

123456
password
12345678
qwerty
12345
123456789
letmein
1234567
football
iloveyou
admin
welcome
monkey
login
abc123
starwars
123123
dragon
passw0rd
master
hello
freedom
whatever
qazwsx
trustno1

A lista foi montada a partir das 5 milhões de senhas que vazaram este ano. A SplashData coletou as informações, das que foram mais usadas pelas vítimas, a fim de analisar o comportamento dos usuários. A empresa estima que cerda de 10% dos usuários de computadores usaram pelo menos uma dessas 100 senhas.

Vale dizer que mesmo sua senha complexa pode ser hackeada, principalmente se o serviço que você está usando tem um sistema de segurança deficitário. Agora imagine uma senha fácil? É a primeira a ser descoberta facilitando o trabalho até mesmo de hackers amadores.

Segundo comentou Morgan Slain, CEO da SplashData, para Life Hacker: “Os hackers estão usando termos comuns da cultura pop e dos esportes para entrar em contas on-line, porque sabem que muitas pessoas estão usando essas palavras fáceis de lembrar”. Então, não faça a sua senha starwars, ou twinpeaks, ou realmente qualquer parte da cultura popular. (Eu uso algumas senhas com base em um antigo livro favorito, mas não têm nada a ver com o título e eles têm caracteres especiais.) Em geral – e não posso dizer isso o suficiente – você deve usar um gerenciador de senhas e tenha gerado senhas longas e difíceis de adivinhar”.

A recomendação é criar uma senha menos óbvia e mais longa. Mas como decorar tantas senhas? Crie um excel, Google Docs, anote num caderninho, vale a opção que for mais fácil para você gerenciar suas senhas. Só não use 123456 nem nenhuma outra senha desta lista.

  • Veja também: