Novidade das boas para quem não consegue dormir bem e sempre acorda cansado. Cientistas criaram uma espécie de bandana que sussurra sons no pé do ouvido do usuário para melhorar sua qualidade de sono. A ideia é amarrar o acessório na cabeça todos os dias antes de ir para cama e esperar a cantiga hipnotizante fazer efeito.

Créditos: divulgação

Sensores monitoram a atividade cerebral e emite som que aprofunda o sono

Segundo os desenvolvedores, a tecnologia por trás do aparelho foi comprovada clinicamente e é capaz de induzir o cérebro a permanecer em estado de repouso e fazer com que a pessoa desperte com mais energia no dia seguinte.

O segredo está nos sensores embutidos que monitoram a atividade cerebral do usuário e compartilha esses dados com um aplicativo de smartphone que vem junto com o dispositivo.

Quando ondas lentas (característica de sono profundo) são detectadas, a bandana age reproduzindo um som conhecido como “ruído branco”. Esse ruído é personalizado no volume e frequência ideais para que a fase mais profunda do sono dure mais tempo.

A SmartSleep, como é chamada a bandana, deve começar a ser comercializada ainda este ano pela Philips. Os interessados na tecnologia terão que desembolsar US$ 400, ou R$ 1.300 na cotação atual.

Veja também:

Empresa cria fone de ouvido inteligente que silencia roncos