"Do it yourself" (faça você mesmo) é um termo que surgiu nos Estados Unidos e diz respeito a todos que gostam de criar projetos e instalações por conta própria.

Com a chegada da internet, tal cultura assumiu status de hobby. Hoje, diversos sites explicativos possibilitam que o indivíduo instale uma nova tomada, uma prateleira, pinte sua própria casa - entre milhares de outras atividades - de forma menos complicada e mais divertida.

No Brasil, diferentes sites têm ampliado seu público disponibilizando tutoriais e vídeos (no estilo passo a passo), para montagem, restauração e produção de artefatos.

Em paralelo a essa onda está a criação dos “makerspaces”, locais que reúnem pessoas interessadas em desenvolver novas soluções e produtos. Geralmente, todos dividem o custo do aluguel e das contas, além das ferramentas e do material que utilizam.

Abaixo, o Catraca Livre selecionou os principais sites brasileiros que oferecem conteúdo para a prática do "faça você mesmo”.

Oficina de Casa - Disponibiliza tutoriais de produção e restauração (exemplos: jogo de pinball, carrinho de brinquedos).

Invente Aqui – Rede colaborativa com diferentes projetos (exemplos: suporte para celular e luminária de rosas).

Do It Yourself Brasil – Rede colaborativa com diferentes projetos (exemplos: reforma de sandálias, controle árcade para PC).

“Makerspaces”

Garoa Hacker Clube – Possui eventos regulares para aprendizado de eletrônica, além de um espaço para desenvolvimento de projetos.

Laboratório de Garagem – Rede social de inventores, com local para o desenvolvimento de projetos.