Maísa comemora 15 anos com Chloe e Giovanna do forninho

Imagine se os memes da internet se reunissem na vida real para uma festa. Foi isso que aconteceu com um encontro de memes em São Paulo na noite desta segunda, dia 22, que provocou um verdadeiro choque de mundos meméticos: Chloe, a da carinha desconfiada, lado a lado com Giovanna, aquela do Forninho.

E ainda no evento, a autointitulada fã de memes Maísa, que completou quinze anos na mesma data da festa. Ela própria nada estranha ao frenesi midiático – iniciando sua carreira na TV aos 3 anos no programa Raul Gil – estava à vontade em meio aos pedidos de selfie, abraços, sorrisos, recadinhos para stories, e na presença de youtubers famosos como Whindersson Nunes. Até com uma camiseta dela própria, Maísa estava!

Chloe e Giovanna (ao centro) com suas companheiras de memes.
Chloe e Giovanna (ao centro) com suas companheiras de memes.

Selfie até onde a vista alcança

O que você aprende conhecendo os memes de internet na vida real é que eles podem não ser o que você espera. Por trás do Bode Gaiato e o Dinofauro existem pessoas de aparência anônima aos fãs, e que não falam com trejeitos ou de forma “engrafada”.

E por trás de Chloe e Giovanna, é fácil esquecer na zueira online, existem crianças. Giovanna uma menina tímida sem saber muito o que falar ou fazer enquanto dezenas de celulares sedentos gravam sua imagem. Chloe, bem ao estilo do vídeo que a elevou ao estrelado, parecia em momentos desconfiada do assédio e pedidos de fotos, enquanto sua irmã saltitava alegre de selfie em selfie dos fãs e influenciadores.

Selfies. Na festa, promovida pelo Google teve selfies até onde a vista alcança. Ele é, afinal, o novo autógrafo na era digital, uma forma de você levar com você um pouco desse sucesso da internet. É uma intimidade de ilusão que se transmuta em likes e reações, em comentários de amigos que desacreditam e piram. É a sua colaboração para quebrar um pouquinho a sua bolha da internet.

E é de surpreender a avidez com a qual as pessoas podem ir atrás de uma selfie, ainda mais em um evento recheado de influenciadores como esse promovido pelo Google, para quem, afinal, essa intimidade também se torna views e views se tornam dinheiro.

Os memes nascem como temas espontâneos, e cada vez mais são transformados em parques temáticos de promoção corporativa no nosso mundo cada vez mais #muitoblackmirror. O anônimo “gente como a gente” do vídeo engraçado é alçado a estrela digital e seu sucesso diz algo sobre todos nós que fazemos fila para tirar foto com ele e, quem sabe, viralizar um pouquinho também.