O preto e branco do cinema na internet

Milhares de filmes clássicos estão disponíveis no site Black And White Movies

divulgação
Os clássicos de Charles Chaplin estão disponíveis no site
Os clássicos de Charles Chaplin estão disponíveis no site

Todos os tons de um filme são ditados de acordo com a direção de arte escolhida para ele. As eternas cores de Almodóvar estamparam, ao longo de seus longas, a vibração de cada cena quente ou fria da sua expectativa cinematográfica.

Enquanto o vermelho, o azul e o amarelo não pintavam na telona, os cineastas tiveram que se virar em luz e sombra até 1935, ano em que o primeiro filme colorido, “Vaidade e Beleza”, de Rouben Mamoulian, foi lançado.

Já na década de 1950, a novidade fez com que o preto e branco ficasse destinado a “pequenos” filmes. Bastou pouco mais de 50 anos para que a ausência de cor se tornasse sinônimo de arte. Hoje, temos uma infinidade de longas P&B: “O Artista” (Michel Hazanavicius), “Heleno” (José Henrique Fonseca) e “Febre do Rato” (Cláudio Assis) são exemplos atuais.

Enquanto outros filmes de arte não vêm à tona nesse formato, aproveite para assistir aos clássicos da arte P&B no site Black And White Movies. São milhares de longas gratuitos (sem legendas), legalmente veiculados através do domínio público, disponíveis para apreciação e, muitos deles, até para download.