ONU celebra mês da Consciência Negra com novo emoji no Twitter

O Twitter e Organização das Nações Unidas (ONU) uniram forças no combate ao preconceito racial através de um novo emoji disponível aos usuários. A ação pretende incentivar conversas sobre o tema com as hashtags: #ConsciênciaNegra e #VidasNegras durante o mês da Consciência Negra.

A campanha “Vidas Negras”, que disponibiliza a imagem até 30 de novembro, faz parte de algo bem maior para a ONU. O objetivo é combater principalmente o genocídio da juventude negra sensibilizando sociedade, gestores públicos, sistema de Justiça, setor privado e movimentos sociais sobre o impacto racismo no Brasil.

Para a ONU, o racismo é uma das principais causas da situação de violência a que a população negra está submetida.

Segundo a Anistia Internacional, em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas no Brasil. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios é praticado por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados.

 Atualmente, um homem negro tem até 12 vezes mais chance de ser vítima de homicídio no Brasil, de acordo com Mapa da Violência.

A proposta faz parte da agenda da Década Internacional de Afrodescentes, que busca garantir o cumprimento dos direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes, promover maior conhecimento e respeito por sua contribuição histórica, além de reforçar leis e políticas nacionais, regionais e internacionais contra a discriminação racial.

A parceria será lançada pela ONU dia 7 de novembro, em Brasília, com transmissão ao vivo.