O número de escritores independentes é cada vez maior, embora a possibilidade de publicar o primeiro livro pelos grandes selos não tenha acompanhado o aumento do número de artistas. Uma opção para quem ainda não tem o nome conhecido no mercado editorial é a autopublicação.

Quem adota esta opção, tem desde o mês maio de 2009 uma ferramenta a seu dispor. O portal Clube de Autores, que possibilita a publicação e venda de livros sem custos para o escritor, que escolhe quanto dinheiro quer ganhar na venda de cada título.

A criação do site foi motivada pela experiência própria de Ricardo Almeida, diretor do Clube de Autores, e seu sócio Indio Brasileiro Guerra Neto, com o modelo tradicional de publicação.

Segundo Almeida, o preço de cada título, que é sugerido pelo site ao autor, “é formado pela quantidade de páginas no caso de impressos e por um valor base no caso de e-books”. O custo zero para o escritor acontece pelo fato do site operar com a venda de e-book e com impressão por demanda, ou seja, o livro só é impresso quando comprado.

Em seus mais de dois anos de existência, o novo modelo de publicação tem tido mais e mais adesão. “Recebemos cerca de 20 novos títulos por dia - cerca de 600 livros mensais”, segundo Almeida.

 

Catraca (quase) Livre

Leitores do Catraca Livre tem 20% de desconto em qualquer título impresso do Clube de Autores. Para utilizar o desconto coloque a senha “catracalivre” na hora da compra de seu livro.