Pesquisa recente informa que 19 instituições educacionais do Rio de Janeiro, ligadas à plataforma de aulas digitais Educopédia, apresentam notas bimestrais com melhorias de 20% a 30% em comparação às escolas da rede municipal.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o projeto conta com material de suporte aos professores, planos de aula e jogos pedagógicos, atingindo cerca de 75% das escolas da rede. Outro levantamento avalia que grande parte dos alunos credita a melhora nas notas por conta do projeto.

A Educopédia, criada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, é uma plataforma de aulas digitais online. A plataforma, cujo conteúdo foi produzido por cerca de 300 professores da própria rede quer tornar o ensino mais atraente e mobilizador para crianças e adolescentes, além de instrumentalizar o professor. São aulas de todas as disciplinas, do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

A Educopédia pode ser acessada de qualquer computador com conexão à internet pelo endereço eletrônico www.educopedia.com.br. As atividades incluem planos de aula de todas as disciplinas, de acordo com as orientações curriculares da Secretaria Municipal da Educação. O programa oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias à suas aulas. As disciplinas estarão divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo.