Site mostra onde você chegaria se cavasse um buraco na Terra

Quando você era criança, provavelmente parou para imaginar a qual lugar do mundo chegaria se cavasse um buraco e atravessasse a Terra. Ou, então, viu essa experiência ser feita em um desenho animado, e pensou que pararia na China ou no Japão. Certo? Não exatamente.

É claro que cavar um buraco na Terra e chegar o outro lado do mundo é fisicamente impossível; mas se ignorarmos esse fato, mesmo assim, dificilmente chegaremos à China ou ao Japão. Se sairmos de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, esquece: só com um bote.

Um buraco na avenida Paulista, em São Paulo, vai parar no mar do outro lado do mundo

O site Antipodes Map permite brincar justamente com essa ideia. Você clica em uma localização do mapa – a rua em que você mora, por exemplo -, ele pega as coordenadas dela e apresenta o ponto antipodal a ela, isto é; o exato oposto do mapa. Como são o pólo sul e o polo norte.

Com a ferramenta, descobrimos que para sair na China, é mais fácil cavar um buraco em algumas partes do Chile e da Argentina. Mas na verdade, as áreas antipodais menos habitadas do mundo são justamente no leste da Ásia (China e Mongólia) e na América do Sul (Argentina e Chile).

Você pode acessar o Antipodes Map aqui.