Doug Funnie faz 25 anos: Veja 10 curiosidades da série

Há 25 anos atrás estreava o desenho Doug Funnie, desenho do canal Nickelodeon que marcou a infância de muita gente que cresceu nos anos 1990, passando em canais como TV Cultura, SBT, Manchete e Band. Só assistir à abertura já é suficiente para dar calafrios de nostalgia.

Veja abaixo dez curiosidades sobre a Turma de Doug, Patti, Skeeter e sua turma:

Doug Funnie e sua turma
Doug Funnie e sua turma

1. Criador planejava continuação com Doug adulto – Além de 117 episódios e um longa-metragem em 1999, o criador de Doug, Jim Jinkins planejava ainda uma conclusão para a história do personagem, que nunca veio porque os seus direitos foram vendidos à Disney. Na história, um Doug um pouco mais velho estaria trabalhando como artista freelancer na cidade grande com Skeeter como colega de quarto.

2. Doug não terminaria junto de Patti Maionese – A bomba foi lançada esses dias, com Jinkins revelando em entrevistas que Doug provavelmente não terminaria com seu eterno amor platônico Patti Maionese. “A maioria das pessoas não termina com seu primeiro amor,” disse.

3. Ajudou a criar a Nickelodeon – Além de criar um dos personagens mais famosos do canal, Jinkins foi instrumental na própria formação do canal Nickelodeon. Enquanto trabalhava na Warner, ele foi um dos que viu a oportunidade de se criar um canal de conteúdo exclusivo para o público infantil.

4. Referências literárias – Atrás de suas histórias simples, Doug Funnie esconde referências literárias. A over-dramática irmã mais velha de Doug, Judith, é inspirada em um poema de Virginia Woolf. Também é uma homenagem a Shakespeare, uma vez que no poema é dito que esse seria o nome de uma irmã do bardo.

5. Doug teve vida antes do desenho – O desenho foi ao ar apenas em 1991, mas Doug já rondava na consciência de Jinkins faz muito tempo. Ele foi baseado no próprio criador na infância e em 1988 ele colocou um personagem idêntico a Doug em um comercial que criou. Em 1990, o personagem ainda sem nome apareceu em outro comercial, desta vez já com seu cão, Costelinha.

6. Alterego de Jim Jinkins – As semelhanças entre criador e criatura são muitas, como também no amor ao famoso beatbox, que se tornaria recorrente na série.

7. O Episódio Perdido – Os episódios de Doug Funnie foram reprisados diversas vezes em dezenas e dezenas de canais pelo mundo, menos um: o piloto. Esse elusivo “episódio 0” nunca chegou a ser exibido e até onde se sabe está perdido para sempre ou trancado em algum arquivo de estúdio.

8. Personagens baseados em pessoas reais – Não só Doug foi baseado em Jinkins, mas também diversos outros personagens da série vieram de pessoas reais com as quais o criador conviveu na infância. O treinador Spitz se chamava Fritz, a professora gentil e compreensiva Sra. Wingo existiu, Skeeter foi baseado em um amigo chamado Tommy Roberts e até Patti Maionese foi baseada em uma paixão que Jinkins teve na época de escola.

9. A banda favorita: “Os Beets” – Assim como os personagens, a banda favorita de Doug é uma conjunção de divesas das favoritas de Jinkins. Os Beets é o que sairira de uma junção entre os Beatles, Ramones, Rolling Stones e Smashing Pumpkins. E sempre vale lembrar os nomes hilários de seus hits: “Mingau Matador” e “Let it Beet”.

10. Os alter egos do alter ego – Com sua imaginação efervescente, Doug tinha diversos alter egos de heróis. Smash Adams era um James Bond, Race Canyon era inspirado em Indiana Jones e quem pode esquecer do “superman” de Doug: o Homem-Codorna?