África: cultura e política na FMUSP

Palestra com a professora Lúcia Maria retrata o continente africano a partir dos povos que o habitam

Por: Redação

O “berço da humanidade”. Em uma área de aproximadamente 30 milhões de quilômetros quadrados, povos desenvolveram sua cultura e fincaram as raízes no solo batizado de África. Ao longo dos anos, a colonização mudou drasticamente a história do terceiro continente mais extenso do mundo.

Problemas como pobreza, fome e doenças passaram a ser associados diretamente ao país o que, em muitos aspectos, sufocou riquezas que sobreviveram ao período de exploração. Com o intuito de contar a história da África de uma outra forma, a FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) recebe a professora Lúcia Maria Almeida Braz, durante a palestra “Uma visão sobre o continente africano: aspectos políticos e cultural”. O evento está marcado para o dia 29, com entrada gratuita, e tem início às 12h.

Com o intuito de refletir a respeito do continente africano sem utilizar da visão eurocêntrica, o encontro também discute sobre a exclusão social da população negra, resultante da disseminação de imagens que focam apenas nos conflitos e deficiências dos países e seus respectivos governos.

Por Redação