Com a proposta de estimular a integração da terceira idade com o meio acadêmico, algumas universidades em São Paulo oferecem graduação, cursos, oficinas e palestras para os interessados em reciclar e atualizar seus conhecimentos. Conheça abaixo algumas delas:

UATI/UNIFESP - Universidade Aberta à Terceira Idade

Iniciativa da Universidade Federal de São Paulo, a Universidade Aberta à  Terceira idade, inaugurada em 1999, tem por objetivo dar ao cidadão uma melhor qualidade de vida.
Destinado às pessoas com idade a partir de 50 anos, os cursos abrangem variados temas tais como conhecimentos gerais, direitos humanos, psicologia, sociologia, história, geografia, política, cinema, teatro, dentre outros.

Conheça também a Universidade Virtual aberta à  Terceira idade, criada a partir da demanda nos cursos presenciais, em parceria com o Laboratório de Ensino a Distância do Departamento de Informática em Saúde, as atividades são realizados via internet, os encontros acontecem duas vezes por semana.

Confira no site detalhes sobre os cursos.

UATI/USP - Universidade Aberta à Terceira Idade

Criada em 1994, o objetivo da Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade de São Paulo, é possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em áreas de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens. Aprovado pelo Conselho de Cultura e Extensão Universitária o programa é direcionado à pessoas com idade mínima de 60 anos, durante o ano letivo também acontecem variados cursos complementares.

Visite o site para mais informações.

UNATI/UNESP - Universidade Aberta à Terceira Idade

A inserção do idoso no contexto acadêmico é uma das funções sociais das Universidades Públicas. Com o intuito de possibilitar o acesso dessa população ao meio, a  Universidade Estadual de São Paulo, criou a Universidade Aberta à Terceira Idade, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão Universitária, o programa oferece diferentes oportunidades de cursos em diversas unidades.

Confira no site as unidades e os cursos oferecidos.

UAM/PUC - Universidade Aberta à Maturidade

A Universidade Aberta à Maturidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é uma proposta de educação permanente, dirigida a pessoas com mais de 40 anos, o curso oferece aulas e palestras sobre matérias e assuntos diversos, além de orientações para uma vida alegre e saudável. Também dispõe de atividades sociais e culturais estimulantes: visitas monitoradas a museus, pinacotecas, exposições, e outros espaços culturais. Além disso, os alunos participam de passeios e excursões a locais de interesse histórico e turístico.

Acesse o site para mais informações

Pontifícia Universidade Católica