Créditos:

Universidade Yale faz parte do projeto

Estão abertas as inscrições para os programas de pós-graduação nos Estados Unidos com bolsas da Fundação Lemann.

Para pleitear o benefício, os alunos precisam primeiro ser aceitos no processo seletivo regular dos cursos que escolherem. O valor da bolsa e os prazos finais de inscrição variam de acordo com a instituição de ensino. Para o ano letivo de 2010-2011, os prazos vão de dezembro a janeiro. Em todos os casos, a concessão das bolsas é coordenada diretamente pelas universidades.

Veja abaixo as universidades participantes:

Universidade Harvard

Áreas: educação, políticas públicas, saúde pública, MBA e outros.

Como funciona: as bolsas Lemann financiam estudantes brasileiros em diversos programas de pós-graduação. As bolsas são válidas por um ano, podendo ser renovadas por mais um. Os valores variam de acordo com a necessidade de cada aluno. Para se candidatar, é preciso já ter sido aprovado no processo seletivo regular da universidade.

Informações adicionais: www.drclas.harvard.edu/brazil/felowships_grants/lemannfellows

Universidade de Illinois

Áreas: diversas

Como funciona: em 2009, foi inaugurado na universidade de Illinois, o Lemann Institute for Brazilian Studies. O centro irá fomentar estudos sobre o Brasil, oferecendo bolsas de pós-graduação e financiamento para pesquisas sobre o país. Os valores e a duração das bolsas variam. A seleção é coordenada pela universidade.

Informações adicionais: www.clacs.illinois.edu/lemann

Universidade Columbia

Área: Escola de Relações Internacionais e Políticas Públicas (permite o desenvolvimento de trabalhos em áreas como Desenvolvimento Político e Econômico, Energia e Meio ambiente, Direitos Humanos, Políticas Públicas Internacionais, Segurança e Políticas Urbanas, entre outros)

Como funciona: O número anual de bolsas varia, assim como os valores concedidos a cada estudante. Existem bolsas para mestrado e fundos para pesquisas. O processo seletivo é coordenado pela universidade.

Informações adicionais: www.sipa.columbia.edu

Universidade Stanford

Área: educação

Como funciona: são duas bolsas para o mestrado em International Comparative Education. O curso dura um ano e a bolsa cobre toda a anuidade, além de parte das despesas pessoais. Ao aplicar, o aluno deve indicar que também deseja concorrer à bolsa, caso seja admitido. A seleção é coordenada pela universidade.

Informações adicionais: http://suse-ice.stanford.edu

Universidade Yale

Área: Programa World Fellows (formação de lideranças)

Como funciona: as bolsas serão oferecidas a partir de 2011 e vão financiar brasileiros aprovados no programa. Os critérios de admissão, bem como prazos e outras condições, são definidos diretamente pela universidade. É pré-requisito ter experiência de 5 a 15 anos em seu campo de trabalho.

Informações adicionais: www.yale.edu/worldfellows