O edX, plataforma on-line lançada em uma parceria entre Harvard e MIT, fez hoje um anúncio duplo: apresentou os sete cursos que vai oferecer a partir do site neste semestre e divulgou a adesão de mais uma instituição top à iniciativa: a Universidade da Califórnia, Berkeley, considerada a melhor universidade pública dos EUA neste ano pela US News & World Report.

O edX começa oficialmente a oferecer os primeiros cursos neste semestre. O curso piloto, que vai servir de modelo para os próximos, foi o de circuitos e eletrônica, dado pelo MIT no primeiro semestre e que está novamente disponível agora. O curso teve 155 mil inscritos e pouco mais de 7.000 concluintes em vários países do mundo.

A notícia de que a UC Berkeley também vai oferecer cursos nesse primeiro semestre do edX foi comemorada por Robert J. Birgeneau, chanceler da universidade. “Nós estamos comprometidos com a educação on-line de excelência, com o objetivo de levar a educação superior para longe e melhorar a qualidade da que é oferecida no campus. Nós compartilhamos a visão que MIT e Harvard têm e também acreditamos na colaboração com esse modelo sem fins lucrativos.”Leia matéria completa no site do PorVir