Na semana em que o Coursera anunciou a adesão de mais 12 universidades renomadas à plataforma de cursos on-line gratuitos, MIT e Harvard se mexeram e mostraram que também estão trabalhando para acompanhar a tendência. As duas instituições, que se juntaram em maio para oferecer conjuntamente disciplinas de maneira virtual, apresentaram o balanço do curso que é dado em formato piloto e vai servir de parâmetro para os próximos. Dos 155 mil inscritos na disciplina de circuitos eletrônicos, 23 mil passaram da primeira etapa, 9.000 chegaram ao primeiro exame e 7.157 concluíram o curso.

“Se você olhar em termos absolutos [a quantidade de estudantes que chegaram até o fim], é o mesmo número de alunos que deve ter feito o curso nos 40 anos que ele existe”, diz Anant Agarwal, professor da disciplina e presidente do edX, que começa a oferecer cursos agora no segundo semestre.

Na prática, o curso é do MITx, plataforma que o MIT lançou em dezembro passado e que, em maio deste ano, recebeu a adesão de Harvard e passou a se chamar edX. Por enquanto, o único curso oferecido foi o do professor Agarwal e, por isso, os resultados estão sendo tão comemorados e avaliados. Leia a matéria completa no site do PorVir