MOBILE: música, tecnologia e interatividade

Projeto da USP utiliza novas tecnologias na produção musical

Em 2009, um grupo de pesquisadores da ECA-USP decidiu iniciar uma pesquisa com foco na relação entre três elementos: a música, a tecnologia e a interatividade. Como resultado, o MOBILE desenvolveu estudos com o objetivo de equilibrar a técnica e a produção artística, utilizando dos novos recursos que os avanços tecnológicos trouxeram.

Antes do MOBILE, um outro coletivo – com o nome de AcMus – surgiu com a proposta de trabalhar a acústica de salas. Com o fim do grupo, após 4 anos, o novo projeto buscou reunir outros objetos de estudo para o desenvolvimento dos trabalhos e também novos profissionais que pudessem agregar mais informações. Coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Iazzetta, a equipe também conta com alunos, técnicos que atuam na área de áudio e informática, além de parcerias com outras áreas, entre elas teatro e dança.  Como linha de pesquisa, quatro objetos são analisados. São eles a sonologia, o desenvolvimento de sistemas interativos, a produção artística com sistemas interativos e a acústica musical, psicoacústica e auralização.

Além de diversos seminários com profissionais que atuam na área de música e tecnologia, o grupo organizou, em junho deste ano, um show via internet onde diferentes artistas se apresentaram com transmissão via webcam. O concerto contou com a parceria do SARC (Sonic Arts Research Centre) , da Queen’s University, em Belfast (Reino Unido).

Para acompanhar os próximos eventos organizados pelo MOBILE, clique aqui.

Por Redação