Projeto em universidade leva cães para dentro da sala de aula

01/09/2016 12:34 / Atualizado em 26/03/2019 16:32

Os estudantes da UCBD (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande (MS), ganharam novos amigos durante as aulas, e eles têm quatro patas. Sim! Já pensou estudar na companhia de cães?

É isso o que o professor Diogo Cesar Gomes da Silva propõe ao levar à faculdade os cães Orion, Vega e Mel, quando leciona uma disciplina sobre comportamento e bem-estar animal. O trio de bichinhos, além de encantar, ajuda a sala a compreender na prática o conteúdo ministrado.

Professor Diogo Cesar Gomes da Silva com cachorro na universidade
Professor Diogo Cesar Gomes da Silva com cachorro na universidade

“Eu lembro que, quando cheguei com os cães, não avisei aos alunos, me apresentei como professor da disciplina e expliquei que a gente ia estudar juntos. A expressão dos acadêmicos era de surpresa, empolgação e satisfação”, disse Diogo em entrevista ao UOL.

A didática faz parte de um projeto de extensão da universidade, chamado Cão Terapeuta, coordenado pelo professor. A atividade leva apoio terapêutico nas áreas da saúde com crianças, e envolve estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Psicologia.

Cães fofos tiram a tensão dos alunos e ajudam no aprendizado
Cães fofos tiram a tensão dos alunos e ajudam no aprendizado

São atendidas crianças no Hospital Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pacientes da AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) e Amas (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campo Grande). Para mais informações sobre o projeto, o telefone é (67)3312-3324.