Qual é o curso da maioria dos presidentes do Brasil?

Relações Internacionais? Administração? Comunicação? Errou. A maioria dos políticos que passaram pela presidência do Brasil tem o curso de Direito como graduação no currículo acadêmico.

Desde a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, 40 pessoas já ostentaram o título de presidentes do Brasil, entre eleitos, interinos, componentes de juntas provisórias, ditadores militares, além dos que faleceram ou sofreram golpe político antes da posse.

Do total, 19 são graduados em Direito. A formação militar foi a segunda colocada no ranking. Confira o infográfico do blog Quero Bolsa:

Graduação dos presidentes do Brasil

Tancredo Neves foi o primeiro presidente eleito, por voto indireto após a Ditadura, mas morreu antes de tomar posse. Ele se formou em Direito na UFMG. José Sarney e Getúlio Vargas também cursaram esta graduação.

Nesta parcela está o atual presidente em exercício, Michel Temer, que é advogado formado pela Faculdade de Direito da USP. A presidente Dilma Rousseff, que sofreu processo de impeachment, é graduada em Ciências Econômicas na UFRGS (mesmo curso de Fernando Collor).

De acordo com a lei, não é exigido ter faculdade para se tornar chefe do Poder Executivo do Brasil. Luís Inácio Lula da Silva, por exemplo, não chegou a terminar o ensino fundamental e foi presidente do Brasil por dois mandatos.

Confira o ranking completo aqui.