Teatro no lixão

Por: Keila Baraçal

Pensando numa maneira para estabelecer relações entre comunidade e seus  excluídos – no caso, gente que frequenta um sanatório e um lixão da cidade de São Paulo – o grupo “ II Trupe de Choque” inventou um jeito de inserir arte na vida dessas pessoas. De que forma? Comparecendo até esses espaços para apresentar peças teatrais, oficinas de fotografia, tecnologia, artes plásticas e outros tipos de arte.

divulgação
Atividade desenvolvida pela Trupe de Choque
Atividade desenvolvida pela Trupe de Choque

A produtora dos encontros Fabiana do Rosário explica que a proposta é poder usar espaços que estão sendo abandonados na cidade. “As pessoas que tem problema mental, por exemplo, ficam longe da civilização.”

Umas das formas que o grupo tem de trabalhar se dá através do que eles chamam de “Núcleos Abertos de Pesquisa”.  Para Fabiana, o núcleo existe como uma maneira de tentar ligar o teatro com qualquer outra linguagem (seja ela com a música, com a foto, com a pintura ou com o vídeo). “A pessoa vai até os núcleos e a gente propõe uma determinada atividade para ela”. Na prática, as lições de fotografia funcionam da seguinte maneira: “apresentamos uma foto e perguntamos para os participantes qual a cena  relacionada àquela imagem.”

Além das oficinas, há apresentações teatrais também. A deste ano ainda não está pronta e deve ser apresentada no final deste ano. Fabiana justifica que os encontros nos núcleos são importantes também para os atores. “É de lá que saem idéias para compormos a peça.”

Veja a programação

No Pinel:

Teatro e Literatura
a partir de 16/3
Segundas-feiras, das 19h às 21h

Teatro e Tecnologia
a partir de 16/3
Segundas-feiras, das 20h às 23h30

Teatro e Artes Plásticas
a partir de 19/3
Quintas-feiras, das 14h às 17h

Teatro e Interpretação Polifônica
a partir de 19/3
Quintas-feiras, das 19h30 às 22h30

Teatro e Fotografia
a partir de 21/3
Sábados, das 9h30 as 11h30

Teatro e Música
a partir de 21/3
Sábados, das 9h30 as 11h30

Teatro e Vídeo
a partir de 21/3
Sábados, das 9h30 as 11h30

No CIEJA e na Usina de Compostagem de Lixo de São Mateus

Teatro e Linguagens Acumuladas
a partir de 17/3
Terças-feiras, das 15h às 17h