Casas populares em Curitiba recebem tecnologia de aquecimento solar

Um assunto que tem ganhado cada vez mais reconhecimento, principalmente pelos danos frequentes ao meio ambiente e pela poluição que vem aumentando cada vez, é a questão da utilização de energias renováveis. A principal energia renovável e mais comum de vermos é o aquecimento solar, que possui incontáveis benefícios, mas infelizmente só não é adotada em massa pelo fato de rotularem como um benefício para alto padrão e ser de alto custo.

Curitiba saiu na frente em iniciativa alternativa para criação de energia
Curitiba saiu na frente em iniciativa alternativa para criação de energia

Em Curitiba houve uma imensa inovação ao se provar que o aquecimento solar já é um bem muito mais acessível nos dias de hoje. Conheça abaixo um projeto implementado na cidade paranaense e saiba mais sobre a aplicabilidade dos benefícios do aquecimento solar.

Um pouco sobre o aquecimento solar

A produção de energia é, muitas vezes, uma das principais agressões ao meio ambiente, principalmente pelo fato da queima de combustíveis, e um método interessante de contribuir para que isso diminua pode ser também uma forma de imensa economia. O aquecimento solar não precisa de muito para funcionar e é composto apenas pelas placas coletoras de luz solar, também conhecidas como placas fotovoltaicas e Boiler. Lembrando que o Brasil tem um clima muito favorável a esse tipo de sistema, já que temos a incidência do sol na maior parte do ano.

Como funciona

As placas absorvem o aquecimento fornecido pela luz solar, transmitindo-os pelos tubos que geralmente são de cobre, transmitindo o calor para a água que fica armazenada no Boiler, que normalmente também é feito de cobre, mas podendo variar para inox ou polipropileno. Para os dias nublados e chuvosos também existem métodos, como uma resistência que mesmo sem a luz solar, a água do Boiler se mantem aquecida, consumindo menos da metade de watts. Se engana quem pensa que esse sistema é acessível apenas para edificações de luxo e acaba criando resistência em investir em um método que reduz sua conta em até 70%.

Aquecedores colocados à prova

Já foi constatado é possível adquirir produtos de aquecimento solar com baixos custos, sendo adotada a tecnologia de aquecedores solares em um condomínio de casas populares em Curitiba pertencentes ao programa Minha Casa Minha Vida, composto por 66 casas, onde todas elas receberam esse sistema. Outros sistemas também já estão sendo implantados nas casas, e um deles é a estrutura de wood frame, que usa madeira de reflorestamento para a construção de casas.

Todos estes novos sistemas têm como objetivo causar menos impacto ao ambiente. Atualmente, isso já é uma exigência do programa Minha Casa Minha Vida, e esse condomínio de Curitiba foi o primeiro a se enquadrar nessa nova regra. Por ser um lugar relativamente frio e com chuvas constantes, foram instaladas redes elétricas nas casas, como segunda alternativa. Como o chuveiro é um dos equipamentos que mais gasta energia, se torna um dos utensílios mais beneficiados pelo aquecimento solar, fazendo com que os moradores já tenham seu custo com energia elétrica reduzidos. Quem sabe esse projeto não se torna um incentivo a outras pessoas para que sejam adotados novos sistemas de energia que não prejudiquem o meio ambiente?